Compartilhe

Diversidade e Inclusão no Mundo Corporativo


...

Como as empresas podem promover diversidade e inclusão em suas estratégias ESG?

As práticas ESG (sigla em inglês, que reúne os aspectos Ambiental, Social e Governança) estão redefinindo os negócios, incentivando as empresas e pessoas a adotarem uma gestão mais ética, transparente, diversa, humanizada e sustentável. Aqui, destacamos o “S” do ESG, isto é, seu aspecto social, considerando a importância da diversidade e inclusão no ambiente corporativo e no relacionamento das empresas com seus stakeholders.

Valores em alta: diversidade e inclusão

Diversidade define-se pela pluralidade de gênero, étnico racial, socioeconômica, cultural, religiosa etc. Inclusão nas organizações, por sua vez, refere-se à criação de um local de trabalho fundado em uma estrutura de valor pluralista e em práticas formais e informais baseadas no respeito mútuo e possibilitando contribuições equitativas. Nos últimos anos, como reflexo de transformações sociais mais amplas, as organizações têm respondido às demandas por ações de inclusão e diversidade, reconhecendo que podem aumentar a vantagem competitiva e promover crescimento.

De acordo com a pesquisa Diversidade Aprendiz, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela plataforma Somos Diversidade, com apoio do UNAIDS Brasil, em 2021, cerca de 90% das empresas entrevistadas preocupavam-se com a implementação de políticas de diversidade e inclusão. Do total, 86% desejavam reconhecimento por suas iniciativas, embora apenas 40% afirmassem implementá-las efetivamente. A disparidade indica que, apesar do reconhecimento e da declaração de preocupação e de intenção, há ainda um longo caminho a ser percorrido.

Como promover diversidade e inclusão na prática?

Embora não exista um modelo único para a implementação de iniciativas voltadas para a promoção da diversidade e inclusão no mundo corporativo, diversos estudos mostram que a criação de uma cultura pautada nesses pilares melhora significativamente o ambiente de trabalho. Além de promover o bem-estar dos colaboradores e aumentar a retenção de talentos, as práticas ESG, contribuem com o desenvolvimento social e relacionamento das organizações com seus stakeholders.

É fundamental que o planejamento organizacional inclua o monitoramento de métricas e indicadores ESG nas estratégias corporativas. Construir um plano possível de implementação dessas ações tem se mostrado essencial.

Concluindo...

Diversidade e inclusão não são apenas um modismo ou atributos da responsabilidade social. Elas são parte das estratégias de negócios que podem desenvolver talentos, impulsionar a inovação, otimizar as tomadas de decisão e aumentar a competitividade da empresa. Investir em sua promoção fortalece a cultura organizacional, contribuindo tanto para o sucesso da organização, quanto para a promoção de justiça social.

O Senac oferece cursos sobre práticas ESG em seu portfólio. Confira na unidade mais próxima de você ou consulte nossa oferta EAD.

Faça parte da construção do futuro da educação profissional.
Registre seu interesse para participar das próximas edições do Fórum Setorial.

© Senac Departamento Nacional. Todos os Direitos Reservados - 2023.