Compartilhe

Cultura de dados: mudança de mentalidade, novas tecnologias e competências profissionais


...

Desenvolver uma cultura de dados em uma empresa vai além de utilizar tecnologias aplicadas às análises de dados, ou de concentrar essas análises em um único setor. Trata-se de fomentar uma nova mentalidade em todos os colaboradores, reconhecendo que os dados podem orientar as tomadas de decisão e fornecer valiosos insights para melhorar o desempenho em todas as áreas.

Qual a importância de criar uma cultura de dados em sua organização?

Na era digital, o dado se tornou um recurso de grande valor para as organizações, não apenas como um subproduto das operações ou como um recurso restrito à alta gestão, mas sobretudo como um ativo estratégico para todos os setores.

Uma gestão orientada por dados reduz significativamente os riscos, aumenta a assertividade das ações e a agilidade decisória. Isso porque possibilita decisões embasadas em evidências, e não em vieses pessoais ou processos intuitivos. Adicionalmente, promove maior eficiência operacional, por meio da simplificação de processos, da redução de custos e do aumento da produtividade.

Em um mercado altamente competitivo, a cultura de dados contribui para a cultura de inovação da organização, tendo em vista que as análises de dados fornecem insights que auxiliam na identificação de oportunidades de negócios e na personalização de serviços e produtos em um mercado altamente competitivo.

Gestão orientada por dados e as novas tecnologias

A percepção de valor que os dados ganharam nas ações estratégicas das empresas guarda estreita relação com o advento de novas tecnologias e modelos analíticos, capazes de potencializar a análise de grandes volumes de dados.

Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) tem sido utilizada para facilitar e agilizar a análise desses dados, por meio do processamento de linguagem natural e do aprendizado de máquina, por exemplo. Ela possibilita, ainda, a análise visual dos dados, facilitando a compreensão e tornando-os acessíveis para diferentes públicos. Por fim, a IA tem sido utilizada para a criação de modelos preditivos e prescritivos aplicados, por exemplo, em e-commerce e plataformas de streaming, orientados para fornecer recomendações que influenciem a decisão de compra do consumidor.

Na economia digital, promover maior inteligência de mercado por meio da coleta, sistematização e análise de dados e, a partir disso, da produção de informação qualificada, tem conferido às empresas maior precisão e assertividade, resultando em melhores resultados. Um estudo recente realizado pela Accenture reforça a necessidade da definição de uma única estratégia e um único data lake (repositório utilizado para armazenar todos os dados estruturados e não estruturados) que subsidiem as análises para toda a organização.

Senac trilhando o caminho da cultura dos dados

São diversas as ações do Senac na trilha da cultura de dados. Motivadas pelo compromisso de fornecer uma educação profissional de qualidade que responda aos desafios atuais e futuros, bem como às demandas do mundo do trabalho.

Uma ação estratégica do Senac tem sido o desenvolvimento e a atualização permanente de um portal que torna acessíveis dados e análises setoriais, do mercado de trabalho e da oferta educacional para os empregados da organização em todo o Brasil. As informações contidas nesse portal têm subsidiado estudos estratégicos tanto para atuação nacional, quanto para a regional.

O compartilhamento de dados, informações qualificadas e estudos estratégicos contribuem para maior transparência, eficiência operacional e melhoria dos resultados, além de fomentar a cultura da inovação na organização.

Impactos no mercado de trabalho e a demanda por formação profissional

Para a consolidação dessa cultura de dados, é fundamental que os profissionais tenham competências específicas, com destaque para o pensamento crítico e analítico.

Segundo o relatório Future of Jobs Report 2023, do Fórum Econômico Mundial, as maiores empresas ao redor do mundo consideram que as lacunas de habilidades são a principal barreira para alcançar as transformações em suas respectivas áreas. Estratégias de requalificação (reskilling), que visam equipar profissionais com novas habilidades para desempenharem novas funções, e de aprimoramento (upskilling), que buscam aprimorar habilidades para otimizar o trabalho, são fundamentais para melhorar a performance dos negócios.

Nesse sentido, o relatório aponta que investir no desenvolvimento do pensamento analítico é a prioridade mais alta para organizações participantes da pesquisa, representando em média 10% das suas estratégias de requalificação e aprimoramento. No Brasil, destaca-se também a habilidade de trabalhar com inteligência artificial e big data.

O Senac está atento a estas transformações na economia e na sociedade e oferece melhor da formação profissional para preparar você para atuar nas cidades do futuro. Conheça nossos programas e cursos.

Faça parte da construção do futuro da educação profissional.
Registre seu interesse para participar das próximas edições do Fórum Setorial.

© Senac Departamento Nacional. Todos os Direitos Reservados - 2023.