Compartilhe

Afinal, o que é beleza? Mudanças em um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos


...

O mercado de beleza está em constante transformação, não apenas no Brasil, mas globalmente. Fortemente influenciado por valores e comportamentos sociais, esse mercado também molda novos perfis de consumo. Nos últimos anos, o setor vem seguindo uma trajetória ascendente, superando diversos desafios e crises de diferentes naturezas.

Segundo a McKinsey and Company, o comércio eletrônico de produtos de beleza quase quadruplicou entre 2015 e 2022. No ano de 2022, ele representava mais de 20% do total do mercado de comércio eletrônico global. Nesse cenário, o Brasil se destaca como o 4º maior mercado consumidor de produtos de beleza e higiene pessoal do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, da China e do Japão.

O mercado de trabalho brasileiro também está em expansão. Ao final de 2022, havia mais de 2,5 milhões de pessoas ocupadas, informais e formais, na área de beleza. Esse número foi 10% maior do que o registrado em 2019, antes da pandemia. Reúne um diversificado grupo de profissionais, cujos fazeres e competências vêm sendo impactados pelas mudanças em curso.

Escuta Senac: mas, afinal, o que é beleza?

Esse questionamento tem sido permanente na história e permeia as artes e os diversos campos do conhecimento. As percepções individuais e coletivas sobre o que significa ser belo variam através do tempo e espaço, e impactam na forma como as pessoas consomem produtos e serviços para se embelezar.

Para conhecer os diversos sentidos atribuídos à beleza no presente e apontar caminhos possíveis para o futuro, é fundamental a adoção de uma escuta ativa e permanente do mercado. Esse foi o esforço do Fórum Setorial de Beleza 2023, realizado pelo Departamento Nacional do Senac. O Fórum ouviu 54 profissionais atuantes no mercado de trabalho, incluindo representantes de empresas e autônomos, além de especialistas do Senac, para mapear mudanças nos perfis profissionais e identificar tendências com base nas demandas atuais e futuras.

Os resultados do Fórum mostram que novos entendimentos acerca da beleza vêm reconfigurando as fronteiras da própria área e, por consequência, desse mercado de trabalho. Participantes identificam interseções cada vez mais comuns entre beleza, saúde e bem-estar. Cuidados com a saúde (incluindo a saúde mental e emocional), preocupações com a aparência física e a busca por bem-estar se integram de forma cada vez mais indissociável. E isso aparece tanto no Fórum como em relatórios de pesquisas realizadas em outros países, indicando a amplitude desse movimento.

Com isso, o mercado de beleza e bem-estar passa a desenvolver produtos que não apenas embelezam, mas cuidam da pele, dos fios de cabelo, das unhas etc. Um exemplo disso, são as maquiagens que nutrem e hidratam, ou protetor solar com cobertura para diferentes tipos e tons de pele.

Os serviços também seguem essa tendência, aliando o embelezamento com práticas terapêuticas, como o uso da aromaterapia em salões de beleza e barbearias. Os espaços de beleza, também carregam um quê de bem-estar, com ambientes acolhedores que promovem relaxamento e até mesmo sociabilidade (tanto para as mulheres como para os homens!).

Impactos no mercado de trabalho e a demanda por formação profissional

Os resultados do Fórum Setorial destacam a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências de gestão, tanto do negócio quanto da própria carreira. Outro destaque são as competências relacionadas à atuação nas mídias sociais, hoje imprescindíveis para qualquer profissional da área.

Os participantes evidenciaram a importância do cumprimento das normas de biossegurança e à atenção aos cuidados com a saúde — consolidando, nas competências profissionais, a integração entre saúde, beleza e bem-estar.

Por fim, o profissional da área de Beleza e Bem-Estar, para manter-se competitivo num mercado de trabalho em expansão, precisa exercer a criatividade e ter como marca de seu trabalho a inovação. Para isso, precisa expandir sua base de conhecimentos, por meio do aprendizado contínuo e fazer a interconexão com referências de diferentes áreas, como arte, cinema, moda etc.

O Senac está atento a estas transformações na economia e na sociedade e oferece melhor da formação profissional para preparar você para atuar nas cidades do futuro. Conheça nossos programas e cursos.

Faça parte da construção do futuro da educação profissional.
Registre seu interesse para participar das próximas edições do Fórum Setorial.

© Senac Departamento Nacional. Todos os Direitos Reservados - 2023.