Compartilhe

Habilidades socioemocionais para o desenvolvimento profissional


...

Como pensam os estudantes do Senac?

O processo de mudanças no mercado de trabalho é impulsionado em grande medida pelas transformações constantes na economia e na sociedade. Isso tem exigido o desenvolvimento de habilidades que permitam maior adaptabilidade para os profissionais atuarem em contextos cada vez mais dinâmicos. Nesse cenário, cresce a importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho. De acordo a pesquisa Future of Jobs Report (2023), do Fórum Econômico Mundial, feita com líderes de empresas de várias partes do mundo, as 10 habilidades consideradas mais essenciais aos trabalhadores têm como característica marcante a transversalidade.

Ainda que não exclusiva, a transversalidade é um traço das habilidades socioemocionais, que podem ser aplicadas em diversas atividades de trabalho, em vez da histórica exigência da facilidade de realizar uma única tarefa de modo satisfatório.

O que entendemos sobre habilidades socioemocionais?

Apesar de sua popularização, as habilidades socioemocionais enfrentam dificuldades de ordem conceitual, já que seu uso frequente ainda não gerou clareza sobre a sua definição e as tipologias que a compõem.

Ao considerar essa questão, o Senac estruturou uma organização específica para pesquisar as habilidades socioemocionais, inspirada em outras, como a da P21 – Partnership for 21st Century Skills (2002), a da Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL, 2020) e a do Fórum Econômico Mundial (2023). Essa nova organização foi inserida na Avaliação Nacional da Qualidade Percebida dos Cursos do Senac (ANQP, 2023), realizada pelo Departamento Nacional. Considerado o cenário de crescente valorização das habilidades socioemocionais, a pesquisa abordou o tema com alunos dos cursos presenciais.

Nele foram contemplados dois tipos de habilidades: as analíticas, que possuem uma importante dimensão cognitiva e as interpessoais, que refletem uma perspectiva social mais evidente. Agrupadas da seguinte forma:

  • Habilidades analíticas: criatividade; habilidades digitais básicas; habilidades digitais avançadas; pensamento crítico; resolução de problemas.
  • Habilidades interpessoais: colaboração; comunicação; consciência socioemocional; negociação.

Afinal, o que preferem os estudantes para suas carreiras?

Os resultados indicam que 48,6% dos estudantes consideram as habilidades analíticas mais relevantes para seu desenvolvimento profissional. No entanto as interpessoais foram consideradas desse modo por 37,3% dos estudantes.

Entre as habilidades analíticas, a resolução de problemas (22,9%), as habilidades digitais avançadas (21,5%) e a criatividade (21,4%) são as que os estudantes mais gostariam de desenvolver, seguidas das habilidades digitais básicas (11,4%) e do pensamento crítico (10,6%).

Sobre as habilidades digitais, sejam elas básicas ou avançadas, os estudantes com baixa escolaridade são os que mais gostariam de desenvolvê-las.

Em relação às habilidades interpessoais, a ordem das que os estudantes mais gostariam de desenvolver ficou da seguinte forma: comunicação (36,9%), negociação (19,9%), consciência socioemocional (17,6%) e colaboração (12,2%).

Inteligência de dados como guia em meio as transformações do mercado

Ao entender as características da preferência de seus estudantes, o Senac cria mecanismos para aperfeiçoar sua oferta, alinhada às demandas atuais dos estudantes, considerando as necessidades e a multiplicidade de realidades existentes.

O Senac está atento a estas transformações na economia e na sociedade e oferece melhor da formação profissional para preparar você para atuar nas cidades do futuro. Conheça nossos programas e cursos.

Faça parte da construção do futuro da educação profissional.
Registre seu interesse para participar das próximas edições do Fórum Setorial.

© Senac Departamento Nacional. Todos os Direitos Reservados - 2023.