Compartilhe

Como inova o comércio brasileiro?


...

O Senac pesquisou o tema!

As capacitações profissionais podem ser vistas como iniciativas para a inovação? Quanto maior o tamanho da empresa, mais inovadora ela é? Quais tipos de atividades das empresas do setor do comércio são mais inovadores? Confira os resultados da pesquisa!

Indicadores de inovação versus indicadores de potencial inovativo

Baseada na mais recente edição da principal referência internacional para mensurar inovação – o Manual de Oslo (2018), o suplemento da Pesquisa de Demanda por Educação Profissional (PDEP) tratou especificamente das inovações de processos de negócios que consideram as atividades de suporte das empresas, tais como: administração e gestão; distribuição e logística; informação e sistemas de comunicação; e marketing e vendas.

Os resultados da pesquisa são apresentados de duas formas: 1) indicadores de inovação, que consideram processos de negócio criados ou aprimorados e já implementados pelas empresas do setor do comércio; 2) indicadores de potencial inovativo, que representam ações das empresas com o objetivo de inovar.

Números da inovação no comércio brasileiro

Nos últimos 12 meses, 38,8% das empresas do setor do comércio reportaram inovação em algum processo de negócio. Para contribuir com informações científicas, o Senac construiu o indicador geral de inovação, considerando todas as empresas que reportaram inovação em algum processo de negócio no período descrito.

Empresas pequenas inovam?

Inovam! A pesquisa verificou que, entre as empresas com menos de dez trabalhadores, 24,9% reportaram inovação nos últimos 12 meses. Por outro lado, 77,6% das empresas com dez ou mais trabalhadores reportaram inovação nesse mesmo período.

Quais os tipos de processos de negócios mais inovadores no comércio?

Empresas com dez ou mais trabalhadores responderam às questões sobre os diferentes tipos de processos de negócios considerados na pesquisa. Marketing e vendas foi o processo de negócios com mais inovação reportada, 60,9% das empresas do comércio brasileiro indicaram sua ocorrência nos últimos 12 meses. Em seguida, aparecem os outros processos de negócios avaliados: informação e sistemas de comunicação (46,5%), administração e gestão (45,5%) e, por fim, distribuição e logística (37,1%).

O fato de marketing e vendas serem as atividades mais inovadoras do comércio brasileiro pode ser justificado pelo papel essencial desse tipo de processo de negócio, que está diretamente relacionado com a área-fim das empresas do comércio.

E quanto ao tipo de atividade econômica das empresas?

Um percentual de 43,4% das atacadistas reportou inovação nos últimos 12 meses; e entre as varejistas, a estimativa foi de 39,6%. Apesar de ser uma diferença sutil, o resultado reafirma que quanto maiores as empresas do setor do comércio, maior a inovação reportada na pesquisa.

Potencial inovativo do setor do comércio

Na pesquisa, as empresas do setor do comércio apresentaram alguns resultados que indicaram intenção de inovar. Essa análise é sustentada pelo conjunto de dados a seguir.

Entre as empresas que indicaram ter inovado em algum dos processos de negócios estudados, 56,2% não contrataram trabalhadores para a implementá-los. Esse resultado pode ser explicado pelo fato de 73,2% de empresas terem oferecido capacitações aos seus trabalhadores com o objetivo de inovar; esse percentual se refere aos 51,0% de empresas do setor do comércio que, nos últimos 12 meses, capacitaram seus quadros de trabalhadores.

Em relação aos próximos 12 meses, 67,8% das empresas do comércio brasileiro afirmaram que pretendem inovar, desenvolvendo processos de negócios novos ou aprimorados. Esse dado mostra que o tema da inovação está em pauta no setor do comércio.

Como a pesquisa estudou o tema?

As informações coletadas de 1.257 empresas, no período de 18 de agosto e 14 de setembro de 2022, foram expandidas para toda a população de pesquisa por meio de técnicas estatísticas, permitindo inferências para o setor do comércio.

Em breve, teremos mais informações!

Apesar de as pesquisas sobre inovação estarem bem consolidadas no setor industrial, elas ainda são um desafio no setor do comércio, por conta da carência de parâmetros conceituais e metodológicos.

Nesse sentido, a realização da pesquisa é um esforço que reitera o compromisso do Senac de estar atento às demandas educacionais e econômicas do comércio brasileiro.

Para análises mais detalhadas, será disponibilizado em breve o relatório analítico da PDEP 2021-2022. Acompanhe o nosso site!

Faça parte da construção do futuro da educação profissional.
Registre seu interesse para participar das próximas edições do Fórum Setorial.

© Senac Departamento Nacional. Todos os Direitos Reservados - 2023.