Compartilhe

Data Analytics na prática:
Habilidades demandadas pelo mercado de trabalho


...

Uma célebre frase de Peter Drucker – “O que pode ser medido pode ser melhorado” – resume a importância da análise de dados na gestão moderna. Levando em consideração que a quantidade de dados produzidos diariamente tem impacto em todas as áreas da sociedade, tomar decisões com base em informações concretas tornou-se um diferencial estratégico. Por isso, mais do que dominar ferramentas, essa prática exige compreensão do negócio em que está atuando e habilidades técnicas como linguagens de programação, pensamento crítico e comunicação eficaz para transformar dados em insights valiosos.


Gerenciamento de banco de dados e programação

O gerenciamento de banco de dados pode fazer parte do escopo de atividades do analista de dados. Para isso, é fundamental o conhecimento de sistemas de gerenciamento de banco de dados utilizando a linguagem SQL (Structured Query Language), amplamente usada no ambiente corporativo para acessar, consultar e transformar dados armazenados em bancos relacionais.

É necessário também o domínio de alguma linguagem de programação, como R ou Python, para efetuar análises estatísticas, automatizar processos e manipular grandes volumes de dados.

O analista também deve ter proficiência em ferramentas que transformem informações em visualizações claras e compreensíveis. O Power Bi e o Tableu se destacam como as principais ferramentas utilizadas pelos profissionais da área.


Pensamento crítico e analítico

O pensamento crítico e analítico, para quem atua com data analytics, envolve tanto a formulação de perguntas relevantes¹ quanto a comunicação clara das respostas. Requer identificar variáveis significativas, construir hipóteses e interpretar padrões de dados com base na lógica e na visão sistêmica.


Visão de negócio

As competências técnicas e analíticas precisam estar aliadas a uma boa compreensão do negócio, dos desafios enfrentados e dos objetivos estratégicos da organização. Sendo assim, é essencial que o analista de dados seja capaz de alinhar suas entregas às prioridades da empresa, apresentando orientações que direcionam para decisões assertivas e eficientes.


Comunicação eficaz

É necessário transmitir o conhecimento gerado em mensagens compreensíveis. Para isso, os profissionais precisam desenvolver técnicas relacionadas às práticas do data storytelling, que articulam dados, visualizações e narrativas essenciais para produzir resultados acessíveis e orientar decisões estratégicas.


O que o Senac tem feito diante disso?

O Senac está sempre atento às transformações na economia e na sociedade para atualizar seu portfólio de cursos e oferecer o que há de melhor em formação profissional. Nosso objetivo é formar profissionais capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros. Por isso desenvolvemos periodicamente pesquisas e processos de escuta de mercado com empresas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Nesse momento, estamos formando grupos de discussão com profissionais da área de Tecnologia da Informação.

Ficou interessado e quer participar? Faça seu cadastro no nosso site e em breve entraremos em contato!



Notas de Rodapé
  1. TABLEAU. Habilidades essenciais para cientistas de dados. Disponível em: https://www.tableau.com/pt-br/learn/articles/data-science-skills. Acesso em: 06 jun. 2025.
© Senac Departamento Nacional. Todos os Direitos Reservados - 2023.